
Um dos grandes desafios da Escola Exchange, empresa especialista em consultoria e treinamentos em vendas B2B, era trazer tráfego de qualidade para o site da empresa e dessa forma gerar mais negócios para empresa.
E um mercado super competitivo e buscando um público B2B nós fizemos diversos experimentos em vários canais até que entendemos que buscar rankeamento em buscadores de forma orgânica era a melhor estratégia a se desenvolver, com isso começamos um trabalho de SEO mirando se posicionar para palavras-chave estratégicas para posicionar a marca Escola Exchange como especialista no mercado de vendas.
Com a meta de atrair público qualificado em toda a jornada dos usuários a Escola Exchange teve um crescimento de tráfego orgânico acima de 700%, consolidando sua marca como uma especialista em vendas B2B.
Contextualização e Desafio
A Escola Exchange possui dois grandes pilares de serviços para o mercado corporativo, são consultorias e treinamentos de vendas B2B para empresas que buscam aprimorar suas estratégias comerciais e acelerar suas vendas. Apesar de possuir uma sólida experiência e diversos cases no segmento, o desafio que se apresentava era atrair um público qualificado – decisores e gestores de empresas – nos meios digitais.
O site da Escola Exchange passava por alguns desafios técnicos até a nossa atuação para otimização, no entanto ainda assim trazia um volume relevante de sessões em todos os canais, o problema estava na qualidade do público que não era necessariamente da área de vendas e decisores das empresas, ou seja a empresa se posicionava em palavras-chave de pouca relevância para o mercado específico em que buscava imprimir uma visão de especialista do setor, dessa forma, comprometendo a geração de leads qualificados para oportunidades.
Neste cenário, ficou claro que era preciso uma estratégia bem estruturada em um plano de ação de SEO para buscar um posicionamento mais condizente com a empresa.

A Estratégia de SEO: Os Três Pilares
Frente ao desafio apresentado nós desenvolvemos uma estratégia baseada em três pilares fundamentais:
1. Conteúdo Estratégico e Jornada do Usuário
Na primeira etapa fizemos um estudo de palavras-chave extenso onde mapeamos quase 40.000 palavras-chave do mercado com métricas como volume de buscas mensais e dificuldade de posicionamento. Com base nisso elencamos junto a Escola Exchange a primeira rodada de palavras-chave que deveriamos priorizar e focamos em termos como “Consultoria de Vendas B2B”, “Playbook de vendas”, “Técnicas de vendas” e termos correlatos.
Nosso objetivo foi claro: produzir conteúdos que não apenas competissem com os já bem posicionados, mas que os superassem em qualidade e relevância.
- Produção de Conteúdo Superior: Foram criados artigos, guias e posts que abordavam temas essenciais para o público-alvo, educando os visitantes desde o estágio de descobrimento até o momento decisório. Dessa forma, conseguimos acompanhar toda a jornada do usuário, tornando o site da Escola Exchange uma referência na tomada de decisão.
- Conteúdo Complementar: Além dos textos principais, desenvolvemos e aproveitamos materiais complementares da empresa como e-books, planilhas, framesworks e apresentações para enriquecer a jornada, oferecer insights práticos e reforçar a autoridade da marca no setor de consultoria e treinamentos de vendas B2B, além de gerar leads em vários estágios da jornada.
2. Otimizações Técnicas e Linkagem Interna
Além da estratégia de conteúdos também atuamos na performance do site através de uma reconstrução do site e mudança de hospedagem e também uma estrutura de linkagem interna para fortalecer as principais páginas de conteúdos.
- Ajustes Técnicos para Core Web Vitals: Realizamos diversas otimizações para garantir que o site atendesse os padrões do Google em relação a velocidade, responsividade e experiência do usuário. Com isso conseguimos aprovação no Core Web Vital e garantimos a melhor performance possível para o site.
- Estratégia de Linkagem Interna: Implementamos uma estrutura de links internos utilizando espaços do rodapé do site e também estruturas de conteúdos complementares linkando para um conteúdo principal. Essa estratégia também ajudou a distribuir melhor a autoridade do domínio, fortalecendo o posicionamento orgânico.\
3. Estrutura de Conteúdos Pilares e EEAT
Para trazer autoridade a Escola Exchange no setor de consultorias de vendas e treinamentos corporativos desenvolvemos uma estratégia baseada em conteúdos pilares e conteúdos satélites:
- Conteúdos Pilares: Criamos conteúdos aprofundados e estruturados sobre temas-chave do setor, que serviram como “âncoras” para o site. Em torno desses pilares, publicamos conteúdos satélites que abordavam aspectos específicos, complementares e questões sobre o conteúdo pilar, gerando uma rede de informações interligadas com linkagem interna.
- Foco em EEAT: Priorizamos a construção de autoridade e confiabilidade (Expertise, Experiência, Autoridade e Confiabilidade – EEAT) por meio de conteúdos de alta qualidade, evidenciando o know-how da Escola Exchange no mercado B2B. Além disso, a busca de backlinks se focou em criar links somente em site reconhecidos do mercado de vendas para trazer essa credibilidade.
Resultados e Impacto
Com a implementação de toda essa estratégia de SEO para a Escola Exchange, a presença online da Escola Exchange teve um salto de volume e qualidade. O tráfego orgânico aumentou mais de 700% em 2025 e segue em uma curva de crescimento no MoM do ano.
A empresa se posicionou na primeira página de busca para diversos termos relevantes do mercado e atingiu o público-alvo de forma eficaz, consolodando a marca como referência quando se fala em vendas B2B.
- Maior Visibilidade: O site passou a ser encontrado por palavras-chave trazem conceitos e soluções no mercado de vendas B2B.
- Engajamento Qualificado: Os conteúdos estratégicos atraíram um público qualificado gerando leads de decisores das empresas.
- Posicionamento como Autoridade: A estrutura de conteúdos pilares e a otimização técnica reforçaram a autoridade da Escola Exchange, contribuindo para sua reputação e confiança no setor.
Conclusão
O case da Escola Exchange demonstra que, com uma estratégia de SEO bem estruturada e focada em conteúdos de qualidade, é possível transformar a presença online e atrair o público ideal. Ao integrar otimizações técnicas, linkagem interna e uma produção de conteúdo que acompanha toda a jornada do usuário, conseguimos superar desafios e posicionar a marca como uma referência no mercado B2B.
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